Tratado da Natureza Humana é considerada pelos especialistas a principal obra do filósofo empirista escocês David Hume, sendo publicada em 1739-1740. Dividida em 3 partes ("Do Entendimento", "Das Paixões" e "Da Moral"), a
obra estuda a natureza humana, o único fundamento sólido para a
compreensão das demais ciências, de acordo com o David Hume.
David Hume discute na "Investigação Sobre o Entendimento Humano" um
problema filosófico fundamental: embora, em parte, remodelação do famoso
Tratado da Natureza Humana, este ensaio aborda de modo autônomo e
brilhante, e ainda provocador, a questão dos limites do conhecimento e
o tema de uma ciência do homem enquanto base de todos os ramos do
saber.
ótimas imagens e videos sobre Hume, mas a que mais me chamou atenção foi " Seja um filósofo, mas no meio de toda sua filosofia, não desconsidere sua humanidade" pois dá a entender que ele apesar de ser um filósofo, ele não se acha melhor nem pior que ninguém e que acima de tudo ele preza a humanidade.
Hume teve destaque em análises da religião, com ideias pioneiras para a sociologia da religião conhecidas em 1757, no livro "História natural da religião". Ele desenvolveu uma investigação sobre os princípios "naturais" que originam a crença religiosa e seus efeitos sociais.
David Hume é conhecido como o mais influente pensador iluminista escocês. Dentre as diversas teorias desenvolvidas por ele ao longo de sua vida, é notável pelo radicalismo cético tendo como preceito o empirismo. Isto é, a experiência prática como norte para a conclusão e entendimento do cotidiano e comportamento humano. Justamente por meio da dúvida aliada ao exercício prático, Hume colocou em xeque conceitos como religiosidade, Deus, e, até mesmo, coisas triviais da vida como a própria existência e o querer. Na época, esse tipo de postura não passou em branco pela sociedade, gerando problemas para o filósofo. Em 1744, houve uma ocasião em que Hume perdeu a oportunidade de ser professor de ética, na Universidade de Edimburgo, por ter sido acusado de ateísmo e heresia - acusações bastante sérias num período pós-inquisição.
ótimas imagens e videos sobre Hume, mas a que mais me chamou atenção foi " Seja um filósofo, mas no meio de toda sua filosofia, não desconsidere sua humanidade" pois dá a entender que ele apesar de ser um filósofo, ele não se acha melhor nem pior que ninguém e que acima de tudo ele preza a humanidade.
ResponderExcluirHume teve destaque em análises da religião, com ideias pioneiras para a sociologia da religião conhecidas em 1757, no livro "História natural da religião". Ele desenvolveu uma investigação sobre os princípios "naturais" que originam a crença religiosa e seus efeitos sociais.
ResponderExcluirDavid Hume é conhecido como o mais influente pensador iluminista escocês. Dentre as diversas teorias desenvolvidas por ele ao longo de sua vida, é notável pelo radicalismo cético tendo como preceito o empirismo. Isto é, a experiência prática como norte para a conclusão e entendimento do cotidiano e comportamento humano. Justamente por meio da dúvida aliada ao exercício prático, Hume colocou em xeque conceitos como religiosidade, Deus, e, até mesmo, coisas triviais da vida como a própria existência e o querer.
ResponderExcluirNa época, esse tipo de postura não passou em branco pela sociedade, gerando problemas para o filósofo. Em 1744, houve uma ocasião em que Hume perdeu a oportunidade de ser professor de ética, na Universidade de Edimburgo, por ter sido acusado de ateísmo e heresia - acusações bastante sérias num período pós-inquisição.